Thiago Castilho

thiago.castilho@dafonteadv.com.br

(81) 2126-0092

Portuguese

Areas of expertise:

Professional Experience

Com mais de 10 anos de experiência na área tributária, atua no contencioso (administrativo e judicial) e presta consultoria relativa a tributos diretos e indiretos, formulando pareceres acerca da tributação de operações nacionais e internacionais, envolvendo empresas brasileiras, bem como a empresas estrangeiras que investem no país. 

Academic Background

Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Possui diversos cursos de especialização e extensão na área de Direito Tributário em renomadas instituições, como Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, PUC/RS e FIPECAFI.

Other activities

É membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). 

Publications
today

23/08/2024

Nova legislação estabelece um conjunto abrangente de diretrizes para a operação das casas de aposta, incluindo o processo de obtenção de autorização de funcionamento e normas rigorosas de compliance.

Acesse a publicação
today

15/07/2024

Nova declaração deverá ser apresentada pelas pessoas jurídicas que usufruem dos benefícios tributários detalhados em Instrução Normativa emitida pela Receita Federal, incluindo o PERSE, o REIDI, o REPORTO, a Desoneração da Folha de Pagamentos (CPRB) e Créditos Presumidos concedidos aos Setores Agropecuário e Agroindustrial.

Acesse a publicação
today

28/02/2024

A Reforma Tributária permitirá, em tese, creditamento amplo sobre todas as despesas incorridas e que estiveram sujeitas à cobrança de IBS e CBS. Essa nova realidade pode trazer impactos positivos para as empresas de base tecnológica, que poderão se apropriar de créditos que, em muitos casos, não são admitidos atualmente pela legislação ou pelo Fisco, a exemplo de despesas com marketing.

Acesse a publicação
today

22/01/2024

Nova lei altera regras de tributação de incentivos fiscais (União, Estados e Municípios), notadamente as subvenções para investimento concedidos pelos Estados da federação. A norma é derivada da Medida Provisória 1.185/2023, que ficou conhecida como “MP das Subvenções”.

Acesse a publicação
today

15/01/2024

Movimento Econômico

Acesse a publicação
today

19/12/2023

Jornal do Commercio

Acesse a publicação
today

19/09/2023

CBN Recife

Acesse a publicação
today

12/09/2023

Se aprovada pelo Congresso, a MP vai equiparar a tributação dos fundos fechados e dos fundos abertos, sujeitando ambos à sistemática de tributação semestral pelo Imposto de Renda Retido na Fonte (come-cotas).

Acesse a publicação
today

17/05/2023

Direito Tributário

Acesse a publicação