Maria Wanick Sarinho

maria.wanick@dafonteadv.com.br

+558121260092

English

French

Portuguese

Spanish

Areas of expertise:

Profissional Experience

Maria Wanick Sarinho atua na orientação e análise de temas relacionados à Propriedade Intelectual e Novas Tecnologias, por meio de assessoria especializada na proteção de marcas e outros ativos intangíveis e na elaboração e negociação de contratos de tecnologia.

Academic Formation

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo estudado parte da graduação em intercâmbio universitário no Institut d’Études Politiques de Paris (Sciences Po) em Paris, França. Especialista em Contratos pela Universidade Federal de Pernambuco, com o trabalho “O Direito à Informação nos Contratos Eletrônicos de Consumo, à luz do Marco Civil da Internet”. Mestrado em Direito Internacional pela Universidade Federal de Pernambuco, onde apresentou dissertação sobre streaming, com o tema “Propriedade Intelectual e Serviços Digitais por Assinatura sob a Ótica do Direito Internacional”.

Other activities

Antes de dedicar-se exclusivamente à área de Propriedade Intelectual do DFA, Maria realizou residência jurídica por meio de convênio entre a OAB Nacional e o Ministério das Relações Exteriores (MRE – Itamaraty), atuando junto à Divisão de Contenciosos Comerciais para defender os interesses do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC). Atuou igualmente na área de Direito Contencioso Cível Estratégico, tendo experiência na elaboração de peças processuais e assessoria jurídica em casos complexos.

Acknowledgments and awards
Autora do artigo "Direito de propriedade intelectual e acesso a fármacos: perspectivas divergentes de regulamentação no Direito Internacional", publicado no Livro “Integração Regional, Globalização e Direito Internacional” (Recife: Editora UFPE, 2014). Coautora do Trabalho “Direito Humano à Cultura: Experiências dos Pontos de Cultura de Pernambuco”, selecionado e apresentado no IV Seminário Internacional de Direitos Humanos da UFPB - III Encontro Anual da ANDHEP (Joao Pessoa, 2007).