PERFIL

Leonardo Carneiro da Cunha possui ampla experiência em litígios de alta complexidade, fortalecida pela intensa atividade acadêmica, com atuação há mais de 20 anos em solução de conflitos, orientando seus clientes e, igualmente, os profissionais integrantes de outros escritórios de advocacia na propositura de ações, na realização de defesas, na interposição de recursos, em processos administrativos e judiciais, mediante a elaboração das peças ou por meio da emissão de pareceres, que contêm a definição de estratégias ou o estabelecimento de planejamento processual, com a identificação das medidas mais adequadas no âmbito judicial, bem como no arbitral e na mediação e conciliação. É responsável pela coordenação da área especializada em Contencioso e Consultoria Processual do escritório.

Formação Acadêmica

Graduado em Direito, Universidade Federal de Pernambuco;
Mestrado em Direito, Universidade Federal de Pernambuco;
Doutorado em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;
Pós-doutorado em Direito, Universidade de Lisboa.

Experiência Profissional

Leonardo é Procurador do Estado de Pernambuco, professor adjunto da Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e advogado, especializado em litígios e solução de conflitos.

Membro da Comissão de Juristas, constituída pelo Senado Federal, para elaboração da Lei Geral de Desburocratização.

Foi membro da Comissão de Juristas que assessorou a Câmara dos Deputados na elaboração do Novo Código de Processo Civil.

Membro da comissão para elaboração do Código de Procedimentos do Estado de Pernambuco, junto à Assembleia Legislativa.

Membro da comissão para definição das custas e emolumentos do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Prêmios e Publicações

Paraninfo das turmas 2012.1 e da 2015.2, ambas da Faculdade de Direito do Recife (UFPE).

Escreveu mais de cento e noventa capítulos de livro e artigos nas principais revistas jurídicas do país. Autor de diversos livros sobre processo civil, publicados no Brasil e Portugal, dentre os quais destacam-se:
- "Comentários ao Código de Processo Civil". 1ª ed, Revista dos Tribunais, 2016. Sendo responsável pelo volume 3, sob coordenação de Luiz Guilherme Marinoni;
- Coautor e um dos organizadores do livro " Comentários ao Código de Processo Civil". 1ª ed. Saraiva, 2016;
- “A Fazenda Pública em juízo”. 14ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2017;
- “A atendibilidade dos fatos supervenientes no processo civil”. Coimbra: Almedina, 2012;
- “Jurisdição e competência”. 2ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013;
- “Curso de direito processual civil" "Recursos". 14ª ed. Salvador: JusPodivm, 2017, v. 3, em coautoria com Fredie Didier Jr. e "Execução". 7ª ed. JusPodivm, 2017, v. 5;
- "Direito Intertemporal e o Novo Código de Processo Civil". ed. Forense, 2016.

Eleito entre os Advogados Mais Admirados de Pernambuco, ranqueado em 3ª lugar, na categoria Abrangente, pela publicação Análise Advocacia 500, em 2016.