Perfil

Isabelle Rufino possui larga experiência na análise, elaboração e negociação de contratos nacionais e internacionais de propriedade intelectual e novas tecnologias, incluindo contratos de licenciamento, cessão, transferência e comercialização de obras literárias, artísticas e científicas, tecnologia, software, marcas e patentes. Presta consultoria, orientação e elabora opiniões legais em matéria de Direito de Propriedade Intelectual e Novas Tecnologias, notadamente sobre direitos autorais, direito à imagem, marcas, software, indústria da inovação, internet, e-commerce, economia criativa, e projetos de subvenções e benefícios fiscais atrelados a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) na Região Nordeste do país.

Formação Acadêmica

Graduada em Direito, Universidade Federal de Pernambuco;
Estudou no Institut d'Etudes Politiques d'Aix-en-Provence (França);
Mestre em Direito Digital, Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne (Paris, França).

Experiência Profissional

Antes de se dedicar exclusivamente à área de Propriedade Intelectual e Novas Tecnologias do escritório, Isabelle trabalhou por cerca de 2 anos em Paris, na advocacia interna de empresas de grande porte dos setores audiovisual e de comunicação, com ênfase em matérias de Direito de Propriedade Intelectual atinentes a essas indústrias. Atuou ainda na produção audiovisual recifense, tendo participado da produção executiva de obras cinematográficas.

Prêmios e Publicações

Autora da dissertação de mestrado denominada "Vídeos desportivos: direitos e pretensões relativos à criação e à comercialização de imagens digitais", orientada pelo Prof. Thomas Saint-Aubin. Paris, 2011.

Autora da monografia "Fountain: uma reflexão sobre a definição jurídica de obra de arte a partir dos objetos de Marcel Duchamp", orientada pelo Prof. Torquato de Castro Jr. Recife, 2007.