Perfil

Alexandre da Fonte Filho possui mais de 20 anos de experiência na estruturação jurídica de investimentos empresariais, bem como no planejamento da organização patrimonial de grupos empresariais e de suas operações, em seus aspectos societários e tributários. É também especialista na consultoria tributária envolvendo incentivos fiscais existentes na Região Nordeste do país. Com formação jurídica, contábil e em administração de empresas, e prática concomitante nas áreas societária e tributária, é responsável pela integração entre a área Empresarial (M&A, Societário e Contratos) e a área Tributária do escritório, assegurando que as operações sejam implementadas com eficiência tributária e consistência societária. Possui também longa experiência no contencioso fiscal, tanto administrativo quanto judicial.

Formação Acadêmica

Graduado em Direito, Universidade Federal de Pernambuco;
Graduado em Ciências Contábeis, Universidade Católica de Pernambuco;
Pós-graduado em Administração de Empresas, Harvard University (Cambridge, USA), na qual foi premiado com o Katie Y. F. Yang Prize;
MBA em Direito Empresarial, Fundação Getulio Vargas – FGV.

Experiência Profissional

Alexandre foi presidente do Comitê de Legislação da Câmara Americana de Comércio no Recife (AMCHAM Recife), no período de 2013 a 2015, e é mentor da Endeavor, auxiliando na avaliação jurídica das empresas agraciadas com a mentoria daquela instituição, nas áreas societária, contratual e fiscal. Foi Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF (extinto Conselho de Contribuintes) do Ministério da Fazenda do Brasil (2005 a 2011), onde ocupou os cargos de Vice-Presidente do 1º Conselho de Contribuintes, da sua Câmara Superior de Recursos Fiscais e Vice-Presidente da Primeira Seção de Julgamento.

Prêmios e Publicações

Premiado com o Katie Y. F. Yang Prize pela Harvard University, concedido ao estudante internacional com melhor performance acadêmica, 1997.
Co-autor do livro “Um Retrato da Advocacia Pernambucana” – Editora Bagaço – Recife, 2012.